domingo, 23 de novembro de 2008

“SE CONTINUAR ASSIM, NÃO HAVERÁ MAIS NAVIOS”

O jornal de Porto Alegre “Zero Hora” ontem publicou a seguinte entrevista com o Almirante Julio de Moura Neto, Comandante da Marinha:

"Consciente de que a presença da Marinha nas plataformas da Petrobras não é constante, o comandante da Marinha, almirante Julio de Moura Neto, diz que gostaria de fazer a segurança do local 365 dias por ano. Leia a entrevista.

ZERO HORA – A FROTA NAVAL DA MARINHA ESTÁ DEGRADADA?

ALMIRANTE JULIO MOURA NETO – Isso é fato. Há mais de 10 anos, os recursos da Marinha têm sido insuficientes, com uma degradação paulatina nos navios, nas aeronaves, nos fuzileiros navais. A partir de 2006, começou uma recuperação. Ainda assim, um orçamento pouco maior não resolve. Precisamos de um programa de reaparelhamento.

ZH – QUANTO DESSA FROTA ESTÁ DEGRADADA?

MOURA NETO – Nos últimos anos, nós demos baixa em 20 navios e só incorporamos 10. Se esse processo continuar assim, vai chegar um ponto em que não haverá mais navios. A prioridade são os submarinos.

ZH – O QUE JÁ ESTÁ SENDO FEITO?

MOURA NETO – Temos cinco submarinos convencionais sendo modernizados. Estamos em negociação com a França para construir quatro novos convencionais e, no futuro, o de propulsão nuclear. Será o Scorpene, mas a parte nuclear é toda feita com tecnologia brasileira. Precisamos aumentar a quantidade de navios-patrulha. Temos 27, todos funcionando, mas precisamos de mais 27 num prazo de oito anos.

ZH – O REPASSE DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO SERIA A SOLUÇÃO?

MOURA NETO – É uma solução possível. Em dezembro de 2007, tínhamos na reserva de contingência da Marinha R$ 3,2 bilhões em royalties. Esse ano, a previsão é de R$ 700 milhões contingenciados. Para os navios-patrulha, os royalties seriam a solução. Também estamos discutindo com a Petrobras um sistema a ser estabelecido nas próprias plataformas e que nos alerte sobre a aproximação de outros navios, para que um navio-patrulha vá lá verificar.

ZH – O SENHOR ACHA QUE O PAÍS ESTÁ VULNERÁVEL NO MOMENTO EM QUE SE DESCOBRE NOVAS RESERVAS DE PETRÓLEO?

MOURA NETO – Precisamos ter mais navios. As plataformas não estão vulneráveis, mas para que eu possa garantir a segurança delas teríamos de estar permanentemente lá, e não estamos.

ZH – O SUBMARINO NUCLEAR SEMPRE FOI ALVO DE POLÊMICA, CHAMADO ATÉ DE DESPERDÍCIO. O PROJETO ESTÁ GARANTIDO?

MOURA NETO – Estamos avançando bastante no programa nuclear, cuja finalidade é ter o reator com tecnologia totalmente nacional. Esse reator é o protótipo do que será colocado no submarino e deve estar pronto em seis anos. Acho o submarino importante, sempre oculto e um fator de dissuasão, sempre respeitado.

ZH – COMO O SENHOR VÊ A MOVIMENTAÇÃO DA 4ª FROTA AMERICANA PELA REGIÃO?

MOURA NETO – Não há nenhuma paranóia e foi uma coincidência ela ser reativada na mesma época da descoberta dos novos campos de petróleo. Até mesmo porque o governo americano tem dito que respeitará os instrumentos jurídicos da convenção das Nações Unidas sobre os direitos de mar territorial.”

Nenhum comentário: