sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PROBLEMA DO PAÍS NÃO É GRAMPO, DIZ LUCIANA GENRO

O site Terra Magazine, do jornalista Bob Fernandes, ontem publicou o seguinte texto de Diego Salmen:

“Os habeas corpus concedidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, ao banqueiro Daniel Dantas desmoralizariam a Justiça e mostrariam que tentáculos criminosos do dono do Opportunity teriam chegado também ao Supremo. A afirmação é da deputada federal Luciana Genro, do PSOL.

- É totalmente desmoralizante para a justiça ver o Daniel Dantas ser liberado em poucas horas, duas vezes, por ação do presidente do Supremo, enquanto que muitas vezes uma mãe de família é presa por roubar uma lata de leite e acaba nessas prisões imundas por meses.

Na quarta-feira, 19, a deputada participou de um ato de solidariedade ao delegado Protógenes Queiroz, realizado pelo PSOL em frente ao STF. Em julho, Protógenes foi afastado do comando da Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas - dentre outros - acusado de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro.

A Polícia Federal, no dia 5 de novembro, realizou uma ação de busca e apreensão na casa de Protógenes durante investigação de denúncias de vazamento de informações sigilosas da Satiagraha. Um inquérito foi aberto para apurar as denúncias contra o delegado.

Em entrevista Terra Magazine, Luciana Genro critica o que ela chama de "inversão de valores", verificada logo após a deflagração da Operação Satiagraha.

- Aqueles que dedicaram a sua vida ao combate à corrupção como o delegado Protógenes ou que fizeram gestos de grandeza, abriram mão de promoção, como o juiz De Sanctis, estão sendo perseguidos numa tentativa de desmoralizaçao para evitar que o senhor Daniel Dantas seja condenado.

A parlamentar fala ainda sobre a atuação da CPI dos Grampos. Para ela, a comissão não colabora para colocar as coisas nos "seus devidos lugares". Explica:

- O problema do Brasil não é o excesso de grampos; o problema do Brasil é o excesso de corrupção.

Confira a entrevista com a deputada Luciana Genro:

TERRA MAGAZINE - A SENHORA DISSE QUE HÁ UMA INVERSÃO DE VALORES NO PAÍS..

LUCIANA GENRO - Inversão porque aqueles que dedicaram a sua vida ao combate à corrupção como o delegado Protógenes ou que fizeram gestos de grandeza, abriram mão de promoção, como o juiz De Sanctis, estão sendo perseguidos numa tentativa de desmoralizaçao para evitar que o senhor Daniel Dantas seja condenado. A própria defesa do Dantas está se apoiando nessas ações de perseguição contra o delegado para pedir a nulidade das provas e inviabilizar a prisão do Dantas.

A SENHORA ACHA QUE HÁ, DE FATO, UMA TENTATIVA DE CONSTRANGER O DELEGADO?

Não tenho dúvida. O inquérito administrativo e a busca e apreensão na casa dele foram ações para tentar desmoralizar o trabalho que ele fez, quando o próprio delegado que entrou no lugar dele disse que está aprofundando as investigações, e não refazendo o inquérito, como foi insinuado inicialmente.

O QUE A SENHORA VEM ACHANDO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELA CPI DOS GRAMPOS, EM MEIO À "INVERSÃO DE VALORES" A QUE SE REFERE?

Eu acho que a CPI dos Grampos não está contribuindo para recolocar as coisas nos seus devidos lugares. O problema do Brasil não é o excesso de grampos; o problema do Brasil é o excesso de corrupção. Todo grampo que vier a ajudar esquemas de corrupção, especialmente esse que envolve o império criminoso que foi construído pelo Daniel Dantas, é legítimo. E a CPI não está trabalhando com esse enfoque.

COMO AVALIA A ATUAÇÃO DO STF, COM ESSA QUESTÃO DOS HABEAS CORPUS CONCEDIDOS PELO MINISTRO GILMAR MENDES?

Pra mim isso demonstra que tentáculos criminosos do Daniel Dantas também chegaram ao Supremo. É totalmente desmoralizante para a justiça ver o Daniel Dantas ser liberado em poucas horas, duas vezes, por ação do presidente do Supremo, enquanto que muitas vezes uma mãe de família é presa por roubar uma lata de leite e acaba nessas prisões imundas por meses sem conseguir conquistar um habeas corpus.

A SENHORA LAMENTOU ALGUNS DIAS ATRÁS QUE O MINISTRO DA JUSTIÇA, TARSO GENRO, TENHA COMPRADO A VERSÃO DE LUIZ FERNANDO CORRÊA (DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL), E DISSE TAMBÉM QUE A PF ESTÁ SENDO USADA PARA SALVAR A PELE DO DANIEL DANTAS. A QUE A SENHORA ATRIBUI ESSE USO DA PF?

Eu prefiro restringir minha manifestação em relação a isso a o que eu já disse. Eu não tenho dúvidas da honestidade do ministro da Justiça. Mas acho que ele escolheu o lado errado nessa briga, e acabou fazendo com que a PF cumpra esse papel ruim quando a PF estava cumprindo um papel extremamente positivo. E a Polícia Federal estava acumulando, nos últimos tempos, um patrimônio de credibilidade, graças ao trabalho não só do Protógenes, mas também dele (do ministro Tarso Genro) e de vários outros delegados e agentes da polícia. E essa última decisão de afastar o Protógenes e de abrir esse inquérito administrativo contra ele "desacumulam" esse patrimônio de credibilidade. Foi um equívoco muito grande que não ajuda a fortalecer a idéia de que é possível acabar com a impunidade no Brasil.

O DELEGADO PROTÓGENES SEMPRE COMPARECE AOS ATOS DE SOLIDARIADE REALIZADOS PELO PSOL. ELE JÁ DEMONSTROU ALGUM INTERESSE EM INGRESSAR NA VIDA POLÍTICA PELO PARTIDO?

Não, ele tem demonstrado essa afinidade porque o PSOL foi o único partido que demonstrou solidariedade e apoio a ele nesse momento. Ele tem deixado muito claro que só é candidato a uma próxima missão na Polícia Federal, e de preferência para investigar altos escalões de corrupção”.

Nenhum comentário: