domingo, 30 de novembro de 2008

A LAVAGEM DA NOTÍCIA

Li ontem no blog do jornalista Luis Nassif:

“Por Fabio

O "ESQUEMA DD" NÃO LAVA SOMENTE DINHEIRO.

“Existe uma "técnica" repetida em tudo o que essa quadrilha faz.

Além da "lavagem de dinheiro", Dantas estruturou também a "lavagem da credibilidade da notícia" e a "lavagem do posicionamento político".

Me explico. Ninguém tem dúvidas que Raul Jungmann faz parte da "Bancada Dantas". Em tudo que realmente interessa ao banqueiro ele está lá. Representa contra o juiz Dr Sanctis, ataca a ABIN, faz da CPI do Grampo um show patético de defesa de um bandido, etc. Suas motivações certamente não são de interesse público. Mas aí, para "lavar a aparente isenção" do deputado, ele ataca a BROI e pede ajuda ao Governo americano para abrir os HDs de Dantas. Note que essas ultimas coisas são só bla bla bla, onde a ação de Jungmann não faz a menor diferença. Em resumo, ajuda Dantas de forma eficaz, e é contra ele "de mentirinha".

A mesma coisa vale para a imprensa. Diogo Mainardi por exemplo. Nunca, repito NUNCA fez uma coluna com algo que realmente representasse um problema para Dantas, como esse Opportunity Fund, o dinheiro que Dantas levou da Telecom Italia, ou as sacanagens conjuntas com Mangabeira Unger. Mas tem gente leiga que pensa que Mainardi é "contra Dantas", porque liga Dantas ao Mensalão e outras coisas que só servem à chantagem de Dantas, mas aparentemente "falam mal". É a lavagem da notícia”.

Nenhum comentário: