sexta-feira, 31 de outubro de 2008

AMÉRICA LATINA LIDERARÁ O CRESCIMENTO DO TRÁFEGO DE INTERNET ATÉ 2012

Li ontem no site “defesanet” a seguinte notícia:

O ÍNDICE INDICA QUE, ENTRE 2007 E 2012, O TRÁFEGO MUNDIAL EM PROTOCOLO DE INTERNET (IP) DOBRARÁ A CADA DOIS ANOS

A previsão é do estudo Visual Networking Index da Cisco, cuja meta é definir qual
será o impacto dos aplicativos de rede visuais no tráfego da Internet

“São Paulo, 28 de outubro de 2008 – A América Latina terá a maior taxa de crescimento de tráfego de Internet até o ano de 2012, com um aumento projetado de 61% em 5 anos. As previsões são do estudo Visual Networking Index (VNI) da Cisco, que faz parte dos esforços da multinacional em prever qual será o nível de desenvolvimento e utilização da conexão IP no mundo inteiro.

O tráfego em Protocolo de Internet (IP) está crescendo mais rápido na América Latina, seguida da Europa Oriental e Ásia-Pacífico, devido principalmente ao rápido aumento da penetração da Internet nos lares e a chegada das conexões de alta velocidade no âmbito educativo e empresarial.

De acordo com o relatório, baseado nas análises da Cisco e em cálculos de analistas independentes, espera-se que o tráfego IP no segmento de consumidores finais, na América Latina, ultrapasse os 32 exabytes mensais* até 2012. Embora a maior parte do consumo atual de tráfego em IP seja em dados, o tráfego vinculado à IPTV (televisão sobre Internet) e ao VoD (Vídeo sob Demanda) aumentará rapidamente, com uma taxa de crescimento na região de mais de 68%.

Já o tráfego de dados móveis será duplicado a cada ano, entre 2008 e 2012. Neste ponto, a América Latina voltará a ser a região com o maior crescimento, chegando a 199%, partindo de 0 (zero) petabytes a cada 30 dias em 2006 e chegando progressivamente a 271 petabytes mensais em 2012.

Outra área em que a América Latina liderará o crescimento é o de Web, E-mail e Dados, uma categoria geral que inclui navegação na Web, e-mail, mensagens instantâneas, transferência de arquivos de dados e outros aplicativos de Internet.

As projeções do Cisco VNI indicam que o tráfego global IP aumentará a uma taxa combinada anual (CAGR) de 46% entre os anos de 2007 e 2012, quase dobrando a cada dois anos. Isso terá como resultado uma demanda anual de banda larga sobre as redes mundiais de IP de aproximadamente 522 exabytes, ou mais da metade de um zettabyte.**

O desenvolvimento das comunicações de vídeo online e de entretenimento, assim como das redes sociais, aumentou significativamente o impacto sobre a rede em nível global. No ano de 2012, o tráfego de vídeo de Internet, sozinho, será 400 vezes o tráfego total dos Estados Unidos no ano 2000. Um exemplo dessa tendência é que o vídeo por Internet saltou de 12% do tráfego no ano de 2006 para 22% no ano de 2007. A previsão é que o Video on Demand, a IPTV, o Vídeo Peer-to-peer (P2P) e o vídeo por Internet contabilizem cerca de 90% de todo o tráfego IP de consumo até o ano 2012.

O tráfego global de IP corporativo aumentará fortemente a uma taxa CAGR de 35% de 2007 a 2012. O aumento na penetração da banda larga no segmento das pequenas empresas e a crescente adoção das comunicações avançadas de vídeo (tais como a TelePresença da Cisco) nas corporações são os impulsionadores mais fortes do crescimento de tráfego IP do tipo corporativo. Ele se desenvolverá mais rapidamente nos mercados em desenvolvimento e na Ásia Pacífico. Quanto ao volume, a América do Norte seguirá respondendo pela maior parte do tráfego IP das empresas até 2012, seguida da Ásia Pacífico e Europa Ocidental.

OUTROS DESTAQUES DO RELATÓRIO CISCO VNI:

• O tráfego global IP alcançará os 44 exabytes mensais no ano 2012, comparado a menos de 4 exabytes por mês utilizados em 2007;

• O tráfego global IP em 2002 foi de 5 exabytes, o que significa que o volume de tráfego IP em 2012 será 100 vezes mais intenso;

• O tráfego global IP em dezembro de 2012 será 11 exabytes maior que em dezembro de 2011. Esse aumento em um só ano ultrapassará o crescimento dos últimos oito anos, desde 2000.

SOBRE O VNI

O estudo Visual Networking Index da Cisco (VNI) para o período de 2007 a 2012 mostra resultados sobre diversas tendências de conectividade IP tanto para o mercado consumidor quanto para o corporativo, impulsionados fortemente pelo aumento do uso de vídeo, aplicativos de colaboração e redes sociais baseadas na Web 2.0. A combinação dessas tecnologias representa o que se conhece como rede visual.

“A ampla e crescente adoção das redes visuais está tendo um impacto significativo no desenvolvimento do tráfego IP, tanto para serviços aos consumidores quanto para serviços corporativos no mundo inteiro”, afirma Suraj Shetty, Vice-presidente de Marketing para Fornecedores de Serviços da Cisco. “Até poucos anos atrás, o termo 'exabyte’ era praticamente desconhecido. Apesar disso, e devido ao aumento maciço que estamos presenciando, no ano 2012 teremos que aumentar nosso vocabulário mais uma vez, a medida que a métrica necessária passe a ser o zettabyte”, conclui.

OBS: *Um exabyte é igual a 1 bilhão de gigabytes, 1.000 petabytes ou 250 milhões de DVDs.
** Um zettabyte é igual a 1 trilhão de gigabytes; 1.000 exabytes ou 250 bilhões de DVDs."

Nenhum comentário: