quinta-feira, 28 de agosto de 2008

NASCE A INDÚSTRIA PETROLÍFERA NACIONAL

O Blog do Noblat ontem postou a reportagem abaixo, de Eliane Oliveira, do jornal O Globo:

Governo dará desoneração a empresas do pré-sal e vai exigir equipamentos nacionais

EXPLORAÇÃO VERDE-AMARELA

A exploração dos campos de petróleo abaixo da camada de sal marinha terá, entre as regras, conteúdo nacional no maquinário utilizado, desonerações tributárias e linhas de financiamento em condições compatíveis às oferecidas no mercado internacional, segundo estudos aos quais O GLOBO teve acesso.

O governo estuda instituir a obrigatoriedade de comprar navios e plataformas no país e do uso de equipamentos — como sondas — fabricados com um mínimo de componentes brasileiros, além de incluir a sonda no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-estrutura (REIDI), que isenta de PIS e Cofins os investimentos em bens de capital nas áreas de energia e transportes.

A idéia é criar uma indústria petrolífera (naval, de máquinas e equipamentos) forte e competitiva em escala global. O grande mote é dar prioridade aos fornecedores brasileiros nas licitações não apenas da Petrobras, mas de outras petrolíferas que entrarem no negócio do pré-sal. A sonda é o exemplo mais citado por técnicos que estão trabalhando no assunto, e sua inclusão no REIDI já está sendo examinada pelo Ministério da Fazenda.

Essas fontes destacaram que a preferência a fabricantes nacionais só será possível se, a partir de 2012, a indústria brasileira estiver devidamente preparada. Por enquanto, o que está decidido é que a Petrobras encomendou 12 sondas (no valor de US$ 700 milhões a US$ 1 bilhão cada) para serem montadas em Cingapura e na China.

A parceria com esses países para projetos no Brasil está no cardápio do governo. A partir de 2012, a estatal brasileira licitará outras 28 sondas, com a condição de serem montadas no Brasil, princípio que se estenderá às demais empresas”

Nenhum comentário: