sexta-feira, 15 de agosto de 2008

LULA: “50% DO CAPITAL PRIVADO DA PETROBRAS ESTÁ NAS MÃOS DE ACIONISTAS NORTE-AMERICANOS”

Este blog já expressou muitas vezes, e aqui repete, o mal já feito aos brasileiros pelo governo PSDB/FHC/DEM-PFL ao vender para estrangeiros, especialmente dos EUA, por valor quase simbólico, grande parte da propriedade da Petrobras. Mais ainda, ao garantir a posse do petróleo brasileiro às multinacionais beneficiadas por dadivosas medidas.

O governo FHC tentou muito, mas não conseguiu passá-la totalmente para os grandes grupos internacionais. Ainda há um resto de esperança de reverter esse quadro danoso.

Parece-me que o governo Lula percebeu e está atacando esse gravíssimo problema que o Brasil herdou dos tucanodemos.

O jornal “O Estado de São Paulo” publicou ontem:

GOVERNO PROIBIRÁ CONCESSÕES EM SUPERCAMPOS DE PETRÓLEO

“O governo definiu que empresas privadas não vão receber novas concessões para explorar as gigantescas reservas recém-descobertas na Bacia de Santos, em área conhecida como camada do pré-sal.

Os contratos já assinados, porém, serão respeitados.

A gestão de todos os contratos referentes às novas reservas ficará a cargo de uma estatal que será criada por meio de projeto de lei.

A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vão negociar mo Congresso a aprovação do projeto. No caso da camada do pré-sal, a Petrobras terá atuação meramente operacional.

O presidente da companhia Sérgio Gabrielli, foi orientado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a argumentar com os acionistas da empresa que a política definida para as novas reservas foi “decisão de Estado”.

Em conversas com governadores, Lula tem se lembrado que “50% do capital privado da Petrobras está nas mãos de acionistas norte-americanos.”

Nenhum comentário: