domingo, 24 de agosto de 2008

GABEIRA, A UNE E O PIG

O escritor e jornalista Miguel do Rosário está de volta no seu blog “Óleo do Diabo” com seus bons textos. Selecionei hoje o trecho abaixo.

“E o PIG em geral ecoou infinitamente a afirmação do Gabeira de que a UNE hoje é "chapa branca e que, nos anos 60, fazia oposição intransigente ao governo". Que farofada! A UNE apoiou o Jango, contra o PIG da época. Portanto, não era nada oposição INTRANSIGENTE. E mesmo se fosse oposição intransigente, isso é uma obrigação? Se for, onde está a liberdade? E a UNE deveria continuar IGUAL ao que era nos anos 60?

O mundo mudou completamente e o Gabeira e PIG querem que a UNE permaneça parada no tempo? Pelo que eu entendo, oposição intransigente é uma oposição burra. Na verdade, o que o Gabeira e o PIG querem dizer é que a UNE deve ser uma oposição intransigente ao Lula. Eles queriam que a entidade fosse uma correia de transmissão, acrítica e submissa, de todos os escândalos midiáticos. Manchete em jornal + passeata de estudante = derrota política do Lula. Essa é a fórmula manjada que eles não conseguiram emplacar.

A história toda começou com a decisão do Lula de indenizar a UNE pelo incêndio e destruição de seu prédio em 64. Decisão justa que, aliás, devia ter sido tomada já no primeiro governo pós-ditadura. Por que ninguém pensou nisso antes? É óbvio que a UNE deve ser indenizada por essa agressão.

E O PIG, naturalmente, vem cheio de maldade. Dizendo, ou melhor, insinuando, como eles gostam de fazer, que se trata de operação para "comprar apoio" da UNE. Ora, é a velha ladainha de sempre. O PIG agora confunde tudo. Se um político manda construir casas populares, ele diz que ele o faz querendo ganhar eleição. E daí?

O problema nunca foi esse. O problema sempre foi o político prometer e não cumprir. Lembram disso? Se o político faz, mesmo que seja Maluf, Collor ou FHC, então o povo o apóia. Com razão. Não se deve confundir política com metafísica. Os tucanos agora acham que os governantes devem fazer uma política metafísica, filosófica, que, embora não traga nada de concreto para o bem público, contribuiria, misteriosamente, para a evolução moral da sociedade. Ah, vão te catar. Evolução moral é segurança financeira e alimentar para o povo. É geração de emprego.

Esse capitalismo meia-boca da direita tupi não engana ninguém. Por isso estão perdendo eleição e minguando politicamente. E o cara ainda repetiu que o Lula ajuda os banqueiros. Ora pois pois, o Lula não pode baixar decreto impedindo banqueiro e rico de ganhar dinheiro. Mas quem ajudava banqueiro era o FHC, que tirou dezenas de bilhões de reais dos cofres públicos e os deu aos bancos, para evitar crise. Prefiro banco ganhando dinheiro do que recebendo subsídio estatal.

A verdade é que os tucanos estão completamente perdidos. Ideologicamente perdidos. Enquanto isso, a Marta avança e pode ganhar as eleições em SP no primeiro turno - o que é um fato político ainda a ser analisado meticulosamente por este blog.

É, carinha, a luta de Vargas foi braba. Não se tratou apenas de "ceder". Ele brigou contra poderosos interesses, e venceu. A luta prossegue e tem muito jornal pagando mico. Se o governo vai indenizar a UNE, ela tem mais é que o agradecer pela justiça.

Podia ser Collor, Maluf ou FHC, repito. A beleza da história é que, com essas críticas, Gabeira e PIG marcam posição, essa sim intransigente, e burra, contra a UNE, e perdem politicamente com isso. Bem feito.”

Nenhum comentário: