terça-feira, 19 de agosto de 2008

CRISE EXTERNA: "O BRASIL CONTINUA "BLINDADO"

O jornal Folha de São Paulo publicou no domingo mais uma boa notícia para a economia brasileira:

'BLINDADOS' DA CRISE, SIDERURGIA, ENERGIA E CARROS LIDERAM GANHOS

“O estudo da Economática mostra os setores de energia, siderurgia e de veículos como os mais lucrativos no primeiro semestre. Em comum, os três têm foco no mercado interno e "blindagem" contra a crise.

Para Ricardo Tadeu Martins, da corretora Planner, a crise externa ainda não apareceu na maioria dos setores. Martins afirma que o resultado fraco das teles foi conseqüência do aumento de competição.

"O segundo trimestre ainda não refletiu esse cenário de desaceleração internacional. A gente vê os bancos com custo de captação maior e rentabilidade mais baixa, mas não julgo isso relevante. Por enquanto, os resultados vão continuar bons", disse Martins.

"O impacto dos novos riscos de inflação alta e de desaceleração quase não foram sentidos ainda. Os resultados foram todos bons, com algumas exceções, como o setor de alimentos, que foi afetado pela redução de margens. O setor siderúrgico veio bom pelo vigor do mercado interno. Não sofreu ainda o efeito do aumento da taxa de juros. O mercado está com expectativas negativas é para este semestre", disse Kelly Trentin, da corretora SLW.

Para ela, a Vale foi uma das poucas empresas que já sentiram o impacto da desaceleração mundial no balanço devido à queda no preço do níquel.

Já Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ágora, afirma que essa tendência não deve se espalhar neste semestre. "O Brasil continua "blindado". Claro que não é uma ilha, mas vai sentir menos. Não acho que o que aconteceu com o níquel vá se repetir com outras commodities minerais, como o minério de ferro. O mais preocupante são as commodities alimentares, que devem recuar."

Nenhum comentário: