sábado, 30 de agosto de 2008

BC: MÃO-DE-OBRA É O GARGALO PARA O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO

“DESAFIO É PROVER MÃO-DE-OBRA PARA CRESCIMENTO, DIZ MEIRELLES"

Presidente do Banco Central diz que expansão sustentada da economia depende de profissionais qualificados.

Li esse texto de Célia Froufe, da Agência Estado, no UOL. Ele toca em um problema crucial para a continuação do desenvolvimento brasileiro:

“Um dos maiores desafios do País hoje é prover mão-de-obra para promover o crescimento sustentado, afirmou nesta sexta-feira o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, durante aula magna realizada para alunos de engenharia da Universidade do Mackenzie. "Existe hoje grande demanda por profissionais qualificados", disse ele.

Após explicar o funcionamento do regime de metas de inflação, o presidente do BC afirmou que, no mundo, a experiência mostra que inflação baixa e sob controle é condição básica para o crescimento: "Não há trade-off de curto prazo entre desemprego e inflação." Ele citou que o BC mira o centro da meta de inflação, de 4,5%, mas ponderou que choques externos em algum momento podem desviar essa taxa para cima ou para baixo.

Durante seu discurso, Meirelles lembrou a hiperinflação do passado, quando algumas pessoas tinham, inclusive, licença do trabalho para realizar compras no dia do pagamento do salário. "Resumindo: inflação alta é um desastre."

Ainda sobre a questão da mão-de-obra qualificada, Meirelles mencionou que o momento é muito favorável aos engenheiros que estão se formando, porque a demanda por esses profissionais hoje é muito grande. "Aliás, faltam engenheiros no mercado", disse ele, lembrando que, quando se formou, o País também vivia um momento de crescimento, mas não havia por parte dos estudantes consciência de quanto a macroeconomia influenciava a vida de cada um. Ele recordou também que houve uma época em que arquitetos formados acabavam atuando em outras áreas, mas que hoje, com a melhora da economia, muitos estão voltando às suas profissões originais.”

Nenhum comentário: