sábado, 21 de junho de 2008

É URGENTE QUE OS DEMAIS PAÍSES TAMBÉM COMBATAM A INFLAÇÃO

O jornal inglês Financial Times publicou esta semana (19/06) uma reportagem de Jonathan Wheatley sobre a inflação que volta a ameaçar muitos países. O Brasil também sofre essa ameaça, mas tem conseguido mantê-la em índices mais baixos do que os principais países emergentes. Selecionei o primeiro trecho da notícia, onde consta o alerta do presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, aos demais presidentes de bancos centrais, conclamando-os a também voltarem seus focos para o combate à alta de preços. Li o texto do diário financeiro britânico no site UOL.

BANCO CENTRAL DO BRASIL DEFENDE O CONTROLE GLOBAL DA INFLAÇÃO

“A inflação é a maior ameaça enfrentada pelo Brasil e pelo restante do mundo, disse Henrique Meirelles, presidente do Banco Central do Brasil ao Financial Times, fazendo um apelo aos outros presidentes de bancos centrais para que se unam na tarefa de manter as altas de preços sob controle.

"A maior preocupação para os próximos 12 meses no Brasil e no resto do mundo é a inflação," afirmou em uma entrevista em São Paulo. "O risco é que os preços de alimentos e de matérias-primas continuem a subir. Se cada dirigente de banco central decidir que esse é um problema para outros países, ninguém fará nada e haverá uma inflação (mais acelerada) em todo mundo."

Nenhum comentário: