domingo, 22 de junho de 2008

TUCANOS DEBATEM COMO RETOMAR O PODER

COMO OS TUCANOS SÃO VISTOS PELOS PRÓPRIOS TUCANOS: fizeram um "rápido processo de "banqueirização" das decisões públicas".

No jornal Folha de São Paulo de hoje foi publicado com o título acima um artigo onde se vê que os tucanos sabem que não têm nenhuma ligação com o povo, mas, sim, com os interesses dos banqueiros.

Transcrevo parcialmente o artigo da Folha colocando alguns trechos em negrito:

“Criado em junho de 1988 por um grupo de parlamentares do PMDB alijado das administrações do presidente José Sarney e dos governadores do partido, os líderes do PSDB hoje discutem por que estão outra vez longe do poder.

"Acho que, nos 20 anos do PSDB, nós avançamos. Só que nossa tarefa é ir mais perto do povo. O PSDB foi criado em 1988 de cima para baixo", diz Geraldo Alckmin.

A observação de Alckmin é corroborada pelos estudiosos: "O PSDB nasceu com base exclusivamente parlamentar, algo exótico para um partido social-democrático, sem vínculos com organizações e movimentos da classe trabalhadora", explica Poméia Genaio, autora de "A Formação do Partido da Social Democracia no Brasil".

(...) “Desde o início o grupo defendia a agenda adotada por FHC no governo: "A campanha de Mario Covas, na eleição presidencial de 1989, já destacava a necessidade de um "choque de capitalismo" no país", afirma Celso Roma.

Segundo André Pereira Guiot ("O "moderno príncipe" da burguesia brasileira: o PSDB"), essa pauta resultava das ligações orgânicas da cúpula tucana com o setor financeiro, que levou a um "rápido processo de "banqueirização" das decisões públicas".

Nenhum comentário: