quinta-feira, 26 de junho de 2008

DESCUIDO COM AS BOMBAS ATÔMICAS DOS EUA ESPALHADAS PELO MUNDO

A INSEGURANÇA DAS CENTENAS DE BOMBAS ATÔMICAS DOS EUA NA ALEMANHA, ITÁLIA, PAÍSES BAIXOS, BÉLGICA, REINO UNIDO E TURQUIA

No dia 8 deste mês, este blog postou o artigo “RISCO DE HECATOMBE: OS EUA NÃO CUIDAM DE SUAS BOMBAS ATÔMICAS!”, onde expressamos:

“O jornal “The New York Times” (NYT) de ontem (07/06) publicou uma apavorante notícia. Há risco de acidentes atômicos por inépcia, que poderiam afetar severamente a vida na Terra.

Erros humanos graves fizeram, por exemplo, que quatro cabeças-de-guerra de mísseis Minuteman, com carga atômica, fossem descontroladamente enviadas “por engano” para Taiwan como se fossem baterias de helicópteros. Esse erro somente foi descoberto um ano e meio depois.

No ano passado, um grande avião de bombardeio B-52 cruzou o território norte-americano transportando por engano seis mísseis de cruzeiro armados com carga nuclear e ninguém sabia, nem os pilotos! Autoridades governamentais dos EUA dizem que não houve risco para a população. Contudo, depois das mentiras deslavadas sobre o Iraque, muitos não mais acreditam em afirmações do governo.

Esses fatos também esvaziam a postura agressiva dos EUA contra outros países, como Coréia do Norte, Irã e Rússia, por julgarem que eles não são confiáveis no manuseio de armas atômicas.”

O portal UOL postou um artigo de Laurent Zecchini publicado no jornal francês Le Monde de hoje (26/06) sobre esse preocupante tema. Reproduzo:

SEGURANÇA DE BOMBAS ATÔMICAS DOS EUA NA EUROPA PREOCUPA O VELHO CONTINENTE

“Foi um relatório interno da força aérea americana que provocou a polêmica: as condições de armazenamento do arsenal nuclear aerotransportado dos EUA estacionado no continente europeu são desastrosas do ponto de vista de segurança. A decisão de realizar essa investigação foi tomada depois que a força aérea [USAF], em agosto de 2007, perdeu o rastro durante 36 horas de seis bombas nucleares que haviam atravessado o território dos EUA a bordo de um bombardeiro estratégico.

Em fevereiro de 2008, o Pentágono divulgou uma versão muito atenuada desse relatório, até o momento em que a Federação de Cientistas Americanos, uma organização não-governamental que serve de autoridade sobre questões nucleares, publicou uma versão parcialmente "desclassificada" do documento. Esta salientava que as condições de segurança vigentes na "maioria dos locais" onde estão depositadas bombas nucleares americanas B-61 no Velho Continente (Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica, Reino Unido e Turquia) são muito inferiores aos padrões exigidos pelo Pentágono.

O isolamento das instalações, os sistemas de iluminação e de segurança são deficientes; alguns edifícios precisam de reparos e os guardas de segurança muitas vezes não têm a formação ou a experiência necessárias. Às vezes, soldados incorporados há nove meses são encarregados de proteger as armas nucleares de roubos. Os problemas mais graves foram identificados nas bases aéreas de Büchel (Alemanha) e de Ghedi Torre (Itália).

Segundo certas informações, Washington teria decidido retirar as bombas de pelo menos uma das oito bases em que estão depositadas. Na Alemanha, essas revelações provocaram uma viva polêmica, quando a oposição exigiu a retirada imediata das armas nucleares americanas baseadas no país. "Essas armas nucleares são um vestígio da guerra fria e devem ir embora", estimou o chefe do Partido Liberal (FDP), Guido Westerwelle, apoiado pelo SPD e os Verdes.

Embaraçado por esse assunto, o governo da chanceler Angela Merkel lembrou no entanto que a Alemanha é ligada pelos acordos da Otan sobre dissuasão e estacionamento de armas nucleares na Europa, e Berlim também estima que "uma capacidade de dissuasão militar inclui não somente a capacidade convencional, mas também componentes nucleares".

INFORMAÇÕES CONHECIDAS

Há alguns meses o ministro belga da Defesa, Pieter De Crem, revelou publicamente a localização de bombas nucleares americanas, para grande alarme da Aliança Atlântica, para a qual esses locais são em princípio secretos. Um porta-voz da Otan salientou na última segunda-feira (23) que a segurança das armas nucleares americanas na Europa cabe aos EUA.

Na realidade faz vários anos que as informações sobre os locais e o número de bombas americanas estacionadas na Europa (de 250 a 480, segundo as estimativas) são conhecidas. No fim da guerra fria, os EUA reduziram em 90% o número de suas armas nucleares táticas na Europa (mais de 4 mil na época), e as que estavam depositadas na Grécia e no Canadá foram retiradas.

Essas armas, segundo Isabelle Facon e Bruno Tertrais, em um estudo recente da Fundação para Pesquisa Estratégica, são concebidas para ser despejadas pela aviação americana (cerca de 300 bombas), assim como pela dos países aliados (cerca de 180 bombas). Os depósitos nucleares da Otan são guardados pelas forças americanas, mas os países anfitriões devem garantir a segurança externa das bases.”

Nenhum comentário: