quinta-feira, 1 de maio de 2008

EUA “PREOCUPADOS” COM TERRORISMO NA FRONTEIRA BRASIL-ARGENTINA-PARAGUAI

O portal UOL Últimas Notícias divulgou no fim da noite de ontem uma reportagem da EFE sobre terrorismo no mundo segundo os EUA. A agência de notícias EFE é uma sociedade anônima da qual o estado espanhol é o principal acionista.

Vejamos porque os EUA estão “preocupados” com o terrorismo no Brasil:

“Washington, 30 abr (EFE) - Os Estados Unidos demonstraram preocupação com o terrorismo na Tríplice Fronteira, ponto de confluência de Argentina, Brasil e Paraguai, segundo um relatório divulgado hoje.

Segundo o país, o tráfico de armas e drogas na região são motivos de preocupação, assim como a possibilidade de que simpatizantes dos grupos radicais Hamas e Hisbolá participem de atividades ilícitas e arrecadem doações na comunidade muçulmana.

Além disso, o Departamento de Estado americano manteve Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo e qualificou a Venezuela de nação que "não colabora" nos esforços contra o problema.

Em seu relatório anual sobre terrorismo, o Departamento de Estado americano indica que a Al Qaeda é a maior ameaça terrorista contra os Estados Unidos e conseguiu recuperar parte da capacidade que tinha antes dos atentados de 11 de setembro de 2001”.

P.S. Por oportuno e pertinente, relembro um trecho da nossa postagem de 30 de Março, AS GUERRAS “PREVENTIVAS” DOS EUA NA AMÉRICA DO SUL, na qual escrevemos:

QUASE ATAQUE DOS EUA AO BRASIL

Em 17 de fevereiro de 2008, no artigo deste blog com o título “O petróleo e a pergunta: ‘Forças Armadas para quê’?”, relatamos que o Brasil, há poucos anos, quase foi atacado militarmente pelos EUA na região de Foz do Iguaçu. E de surpresa.

O jornal Folha de S. Paulo, em 30/06/2004, noticiou que o Departamento de Defesa dos EUA (DOD) vê a região da tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai como “financiadora de terroristas árabes”.

Naquela região, situa-se a gigantesca usina de Itaipu, fornecedora de mais de 25% da energia elétrica consumida pelo Brasil. Além disso, ela possui um enorme manancial subterrâneo de água doce e é uma importante região estratégica para dominar militarmente o sul e o sudeste do Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

O DOD chegou a propor uma “ação forte” dos EUA na tríplice fronteira ao final de 2001, antes do ataque ao Afeganistão.

O “Jornal da Band” (TV Bandeirantes) divulgou em 02/08/2004 que, “logo após o atentado de setembro de 2001 em Nova Iorque, o Pentágono propôs à Casa Branca um forte ataque de surpresa ao Brasil (e ao Paraguai e Argentina) naquela região, antes de os EUA atacarem o Afeganistão e o Iraque”.

EUA VÊ O IRÂ AGINDO EM FOZ DO IGUAÇU

O jornal O Globo de hoje (01/05) destaca a nossa região de Foz do Iguaçu como pólo de atuação terrorista do Irã:

"EUA preocupados com Irã na América Latina

Washington - O informe anual sobre terrorismo, divulgado ontem pelo Departamento de Estado, deixa patente a grande preocupação do governo americano com o que considera uma presença cada dia mais marcante do Irã na América Latina. Os EUA receiam que essa maior aproximação resulte em apoio à atividades terroristas na região.

"O governo do Irã iniciou recentemente esforço para expandir laços comerciais e diplomáticos" na região, diz um trecho do documento. E na frase seguinte instila suspeição: "O Irã utilizou, no passado, missões diplomáticas para apoiar atividades de agentes do Hezbollah".

(...) Tríplice Fronteira seria usada para atividades ilícitas

Nicarágua, Venezuela e a Tríplice Fronteira (onde se encontram Argentina, Brasil e Paraguai) seriam os outros pólos de operações iranianas suspeitas.”

O pior de tudo, tem gente no Brasil que acredita nessas informações capciosas dos EUA...

Nenhum comentário: