quarta-feira, 9 de abril de 2008

RENASCIMENTO DA ELETROBRÁS

Li há pouco no blog "por1novobrasil", de Jussara Seixas, uma notícia alvissareira (da Agência Estado). É o primeiro passo para o renascimento da Eletrobrás, asfixiada quase à morte nos anos 90 pelo governo PSDB/PFL-DEM/FHC, no rol das medidas tomadas em sofreguidão para tornar o Estado brasileiro "mínimo", conforme os ditames de Washington e do FMI. (Obs: Colchetes [x] deste blog):

'Super Eletrobrás' já pode atuar como a Petrobrás do setor elétrico

"Estatal retoma o papel de holding do setor elétrico e deverá forçar os concorrentes a reduzir preços.

O governo deu ontem o primeiro passo para redesenhar a atuação do Estado no setor elétrico, ao fortalecer a Eletrobrás com o intuito de transformá-la em uma espécie de “Petrobrás do setor elétrico”.

Foi sancionada ontem a Lei nº 11.651, que autoriza a estatal a participar como sócia majoritária em consórcios que disputem concessões de energia. A lei também permite que ela atue no exterior.

Com base nessa legislação, a Eletrobrás vai retomar o papel de holding do setor elétrico, perdido durante os anos 90, quando o governo reduziu significativamente sua atuação na área, abrindo-a ao capital 'privado'" [principalmente o estatal estrangeiro].

Nenhum comentário: