quinta-feira, 20 de março de 2008

ALEMANHA PROPÕE A INCLUSÃO DO BRASIL NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

O portal Últimas Notícias, da UOL, publicou há pouco (22h) a notícia de proposta da Alemanha e de Chipre para a Assembléia Geral da ONU incluir o Brasil, a Alemanha, o Japão, a Índia e mais três países não nominados no Conselho de Segurança. Transcrevo a matéria de Louis Charbonneau:

"Texto sobre Conselho de Segurança da ONU inclui Brasil"

Nações Unidas (Reuters) - Chipre e Alemanha elaboraram um esboço de um texto que propõe acrescentar sete novos membros ao Conselho de Segurança da ONU, entre eles o Brasil, na mais recente tentativa para expandir o conselho.

Por mais de uma década, a Assembléia Geral da ONU tem se esforçado para encontrar maneiras de ampliar o Conselho de Segurança, órgão mais poderoso da Organização das Nações Unidas.

Entre os principais candidatos a vagas permanentes estão Alemanha, Brasil, Japão, Índia e uma nação africana ainda não determinada. Críticos dizem que a composição do órgão para a paz e a segurança internacional está obsoleta e que deve se adaptar às mudanças mundiais no século 21. Agora, diplomatas afirmam que há uma nova chance para a expansão do conselho.

Recentes tentativas de abrir negociações formais para ampliar o conselho falharam. Mas no ano passado o presidente da Assembléia Geral da ONU disse que era o momento de romper a inércia e ajudar no lançamento de negociações formais.

Alemanha, Chipre, Holanda e Grã-Bretanha trabalharam numa proposta de conciliação que tenta ligar várias posições aparentemente irreconciliáveis a reformas no conselho.

O resultado foi o esboço de uma proposta confidencial, obtido pela Reuters, que propõe uma expansão do Conselho de Segurança, de 15 para 22 presentes.

O esboço diz que duas das novas vagas ficariam com a África, duas com a Ásia, uma com a América Latina e Caribe, uma com a Europa ocidental e uma com a Europa oriental. Mas os termos para o número de membros foram deixados em aberto.

O atual conselho tem cinco membros permanentes com direito a voto -- Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos, considerados vitoriosos da Segunda Guerra Mundial. Dez integrantes não-permanentes são eleitos a cada dois anos.

O conselho só foi aumentado uma vez desde que a ONU foi criada em 1945 -- em 1965, quando o número de membros eleitos passou de seis para 10.

O texto, que os diplomatas dizem foi esboçado pelo Chipre com a ajuda da Alemanha, diz que o objetivo da proposta é "melhorar a representatividade do Conselho de Segurança, sem sacrificar a efetividade".

Nenhum comentário: