quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

NOTÍCIAS BOAS SOBRE O BRASIL? LEIA NA IMPRENSA ESTRANGEIRA!

Anteontem, neste blog, expressei a estranheza pela omissão da mídia brasileira nos grandes feitos de brasileiros, nos últimos anos. Para ler boas notícias sobre o Brasil e os brasileiros, agora temos que recorrer à imprensa estrangeira. Citei neste blog em 21/01/2008 dois casos referentes ao Dr. Miguel Nicolelis (ver a seguir).
Hoje, foi a vez do jornal mais conceituado pela direita brasileira, o “Financial Times”, de Londres, destacar um fato bombástico para o mundo, mas que aqui foi divulgado modestamente. Trata o jornal inglês das novas descobertas da PETROBRÁS e de a nossa estatal já ser a 6ª gigante do petróleo no mundo.
Vejamos essas notícias:

1º) CIÊNCIA BRASILEIRA - NOSSA FRIEZA COM OS SUCESSOS
Há poucos dias mereceu enorme destaque na mídia mundial o feito de um cientista, Dr. Miguel Nicolelis. Ele conseguiu transmitir a energia do pensamento de um macaco de um laboratório nos Estados Unidos para o Japão, onde essa energia mexeu um braço robótico.
Essa notícia também aqui foi divulgada com relevância.
O que me surpreendeu, contudo, foi o fato de a nossa imprensa omitir, não divulgar, que aquele cientista em destaque no mundo todo formou-se no Brasil em universidade pública (USP) e aqui atua em projetos que são relevantes para os mais exigentes meios de comunicação científica.
Por que a nossa imprensa tem omitido nossos sucessos? Modéstia brasileira? Não compreendo a repentina e radical mudança...Há dez anos a imprensa brasileira era fortemente ufanista com coisas de menor importância. Por exemplo, repetia várias vezes por dia e por meses e anos seguidos que tínhamos "o melhor ministro da saúde do mundo", e outras jactâncias.
Coisas estranhas estão acontecendo no Brasil..."

2º) "PROJETO PIONEIRO DO BRASIL É CELEBRADO NO MUNDO MAS RECEBIDO COM FRIEZA EM CASA
(Luis Carlos Azenha)
O doutor Miguel Nicolelis não precisa de promoção. Nem de holofotes. Ele é um dos principais neurocientistas do mundo. Na semana passada o New York Times deu a ele meia página de jornal.
Como cientista da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, o mais recente feito de Nicolelis foi conseguir transmitir a energia do pensamento de um macaco de um laboratório nos Estados Unidos para o Japão, onde essa energia mexeu um braço robótico.Você leu direito. O doutor Nicolelis trabalha com a "força do pensamento"......
...”Ele vai apresentar, no Fórum de Davos, na semana que vem, o projeto de educação científica que está desenvolvendo com dinheiro da iniciativa privada e em parceria com o governo brasileiro. Um projeto que ele define como "Ciência com missão social".
O projeto-piloto, que já funciona no Rio Grande do Norte, nos próximos três anos pretende levar educação científica a 1 milhão de crianças de escolas públicas brasileiras, que terão acesso a laboratórios dos quais nem mesmo as escolas privadas do país dispõem.
O projeto foi celebrado na edição mais recente da revista Scientific American, inclusive com a publicação de um editorial assinado pelo doutor Nicolelis com o presidente Lula . O editor da revista revelou surpresa com o interesse de um presidente da República pelo assunto, já que esse tipo de projeto não existe nem mesmo nos Estados Unidos”.

3ª) “PETROBRÁS SE TORNA 6ª MAIOR PETROLEIRA DO MUNDO
(BBCBRASIL.com)
A Petrobras subiu de 11º para 6º lugar no ranking PFC Energy 50, das maiores empresas de petróleo do mundo, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal britânico "Financial Times".
"O ranking anual PFC, que deve ser publicado nesta quarta-feira, reforça a percepção de que as companhias internacionais de petróleo estão perdendo acesso aos recursos globais e seus futuros não são tão definidos como o das concorrentes estatais", afirma o "FT".
A empresa com melhores resultados no ano passado foi a Petro-China, cujo valor aumentou 181%, ultrapassando a ExxonMobil e se tornando a maior empresa de energia segundo os mercados. "A capitalização da Petro-China no mercado, com base nas ações da Bolsa de Xangai, foi de US$ 723,2 bilhões contra US$ 511 bilhões da Exxon, cujo preço das ações subiu 22% no ano passado." O jornal afirma, no entanto, que, se for levado em conta o valor das ações da Petro-China no mercado global, a Exxon permanece em primeiro lugar do ranking.
"A Petrobras, a empresa brasileira com duas grandes descobertas em seu nome nos últimos meses, subiu de 11ª para sexta, com alta de 93% no preço de suas ações, substituindo a Total, que caiu para o oitavo lugar, com apenas 4% de aumento no preço de suas ações."
A Chevron caiu de sétimo para décimo lugar, com alta de 27% no preço de suas ações.
A ConocoPhillips não figura mais entre as dez primeiras, tendo caído do nono lugar, no último ranking, para 12º.
A ENI caiu de oitavo para 11º.
Segundo a reportagem do "FT", Robin West - o presidente da PFC Energy, a consultoria que publica o ranking - disse que "apesar de seus enormes lucros, os mercados de capitais estão dizendo que as companhias internacionais de petróleo têm que oferecer uma nova visão de crescimento". "As perspectivas para as companhias internacionais de petróleo caíram desde os anos 70, quando elas controlavam 85% das reservas mundiais. Hoje, as companhias nacionais controlam 80% dessas reservas", afirma o jornal.”

Nenhum comentário: