segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A CRISE DOS EUA E O REFLEXO NO BRASIL

UMA DOSE DE OTIMISMO
O artigo de Valdo Cruz "Dormindo no Ponto?" publicado no jornal Folha de São Paulo de hoje aborda o grave problema na economia norte-americana que está abalando o mundo.
O articulista, contudo, de modo geral concorda com a relativa tranqüilidade dos brasileiros.
Reproduzo com grifos a parte inicial daquela coluna da Folha:

"Dormindo no ponto?
Antes, uma brisa nos Estados Unidos se transformava numa tempestade no Brasil. Agora, um temporal sacoleja a economia norte-americana e corremos o risco de sentir apenas uma leve ventania passando por aqui.

É mais ou menos assim que o Palácio do Planalto avalia o atual cenário econômico internacional e seus efeitos sobre a economia brasileira. Tem razões para isso.
Pela primeira vez, em décadas, o país está mais preparado para enfrentar crises econômicas mundiais. Isso nos dá algo que antes não dispúnhamos: tempo para reagir e minimizar impactos que virão.
Ainda não é possível aferir com precisão a magnitude dos estragos que essa crise americana causará por essas bandas. Há chutes para todos os gostos. Ou torcidas.
É fato, porém, que se hoje estamos em situação mais confortável, ela já foi bem melhor....." (o artigo continua comentando alguns aspectos em que já estivemos no ano passado em condição ainda melhor, por exemplo a pressão inflacionária etc).

Nenhum comentário: