domingo, 20 de janeiro de 2008

CANADÁ CONSIDERA ESTADOS UNIDOS COMO PAÍS QUE TORTURA

O blog do competente jornalista Luís Carlos Azenha publicou hoje, 20/01/2008, a estarrecedora notícia sobre práticas de tortura contra estrangeiros nos Estados Unidos:

"WASHINGTON - Notinha que saiu no Washington Post, no pé de página, para não abalar ainda mais a auto-imagem dos americanos:

"Canadá acrescenta Estados Unidos na lista de nações que torturam
Por Robin Wright e Julie Tate

No Canadá, os Estados Unidos se juntaram a um grupo de países - Irã, Arábia Saudita, Síria, Afeganistão e China, dentre outros - em que estrangeiros correm o risco de sofrerem tortura e abuso, de acordo com um manual de treinamento para diplomatas canadenses que acidentalmente foi entregue a advogados da Anistia Internacional.
O manual tem o objeto de criar "maior alerta entre as autoridades consulares para a possibilidade de que canadenses presos no Exterior sejam torturados". Parte dele tem o objetivo de ensinar diplomatas como identificar pessoas que foram torturadas. Inclui uma seção sobre "métodos de interrogatório nos Estados Unidos", que incluem nudez forçada, encapuzamento e isolamento.
A apresentação do PowerPoint de 93 páginas foi inadvertidamente entregue a advogados que trabalham numa ação contra o governo do Canadá e obtida pelo Washington Post de um advogado que defende prisioneiros de Guantanamo Bay, em Cuba. O caso de Omar Khadr, um cidadão canadense que é mantido na prisão militar dos Estados Unidos por mais de cinco anos despertou interesse nacional no Canadá.
O embaixador dos Estados Unidos no Canadá protestou a menção e o vazamento parece ter deixado autoridades canadenses em situação embaraçosa. "O documento é um manual de treinamento. Não é um documento de política ou manifestação política. Por isso, não expressa as posições do governo", disse Marina Wilson, porta-voz do Departamento de Assuntos Estrangeiros em Ottawa."

Nenhum comentário: